quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Que tanto o Marcão faz??? Parte II - A adolescência e os pais

Além de blogueiro, botequeiro, dentista e músico amador, também sou pai...

E como todo pai de adolescente estou chegando naquele momento onde nos questionamos:

Filhos, porque tê-los???

Isso eu não lembro mais, mas até dá para entender minha filha: como será que fica a cabeça de uma menina que ao mesmo tempo em que chega na adolescência começa a ter TPM... sem dizer que minha esposa, com toda sua experiência, já dizia que minha filha tinha TPM desde os dois anos de idade...

Então, além de TPM de duas mulheres em casa ainda precisei e preciso administrar uma adolescente menina- mulher.

Dividimos as tarefas aqui em casa assim:

Escola – minha mulher supervisiona.

TPM adoslecente – eu administro.

Mas quando junta tudo: Notas baixas + TPM adolescente + TPM da esposa + Crise Internacional + Provas de reforço: eu administro.

Aí não tem Marcão que agüente... haja hipertensão...

E dá-lhe ervinhas chinesas...

Aí achei um jeito de chegar melhor na minha filha.

Ela, como eu, tem o tal de Transtorno de Defict de Atenção. Eu não acreditava nisso que minha terapeuta disse uma vez, até ver em minha filha as mesmas dificuldades que passei.

Não somos nem mais burros nem mais inteligentes do que a maioria da população mundial, apenas que tudo o que é escrito e ensinado não faz sentido algum para nós. Ou a forma como os livros da escola e a forma como os professores nos ensinam são para nós de uma forma extremamente confusa e sem nexo.

Nossa forma de entender as coisas depende de uma maneira de ser escrita e ensinada toda diferente e especial. Só assim aprendemos e entendemos.

Por isso escrevo tanto. Por isso resumia, escrevia e montava todos os meus pontos quando precisava aprender alguma coisa.

E isso, passei a ensinar à minha filha.

Mais do que isso, passei a escrever para ela.

Em uma linguagem que ela passou a entender o que era esse tal de TDAH, o que era ser menina-mulher, qual a importância da escola, qual a diferença entre os platelmintos e os nematelmintos (alguém sabe me dizer porque uma criança de 11 anos precisa aprender essa merda???) e tudo mais que apareça de importante para ela... assim foi e vem sendo...

E nessa dos Platelmintos, pasmem vocês e toda a família aqui de casa, tivemos nossa primeira nota 10 em Ciências... Valeu ou não Valeu à pena???

O sorriso e a emoção da conquista do rosto de minha filha que o digam...

5 comentários:

Iuri de Castro disse...

Parabéns pelo blog! Os textos são de uma leitura muito agradável!

Iuri de Castro disse...

Belo exemplo de amor, carinho e dedicação! Estória belíssima! Que sirva de inspiração para todos os pais, filhos, netos... assim construiremos um mundo melhor, entendendo e respeitando as diferenças e individualidades do outro.

Homerix disse...

Espetacular Depoimento, tô contigo e não abro....

Homerix disse...

E parabéns pelo 10!!!!

Lina Marano disse...

Que surpresa esse texto Dr. Denari. Lembrei dos meus resuminhos do colegial por onde estudava. Os filhos também fazem. A única diferença é que aqui eles que aguentam a minha TPM. ;) Abç doutor.