quarta-feira, 2 de julho de 2008

Auto – Ajuda

É..., descobri que gosto mesmo é de livros de auto-ajuda... mais do que isso, estou assumindo publicamente que meus livros prediletos são os de auto-ajuda... que coisa, hein???
Aliás, sempre gostei. Desde que me lembro entrando em uma livraria para fuçar os livros a seção que mais me atraía era a de “auto-ajuda”... e sempre saía com um livro debaixo do braço.
Lembro inclusive que quando criança, na casa do meu avô, fuçando as coisas dele (e ele tinha muita coisa para fuçar)os livros tipo “Faça Do-in em você mesmo”, “Cultivando orquídeas e cultivando a vida” e dí prá diante me cativavam mais do que os romances...
Aliás eu não gosto de romance... o útimo que li “O Caçador de Pipas” tinha um ritmo que me deixou eletrizado até o final, quando foi só desgracera... eu quase vomitei... nem o filme eu quis ver... Tá louco, ler um livro inteiro e terminar ele passando mal... Nem o Jornal Nacional me deixou tão deprimido...
Mas esse negócio de Livro de Auto-Ajuda eu parei um pouco quando comecei a ver que pegava mal... como eu sou idiota, né? Foi só me ligar que todos os críticos e intelectuais metiam o pau nos livros de auto-ajuda que eu parei de ler...
Até o dia que fui à casa de uma pessoa que admiro muito por sua sabedoria, inteligência e equilíbrio e espiando os livros que ele lá tinha o que eu vi??? Um monte de livro de auto-ajuda... inclusive peguei a dica de um que estou lendo agora e estou curtindo à valer...
Lá pelas tantas o autor faz uma comparação falando de outro livro de auto-ajuda-enriquecedor “Pai Rico, Pai Pobre” e fala o seguinte:
- Então, o que é mais importante? Você ser o escritor mais elogiado pela crítica ou seu livro ser um Best Seller, vender prá burro e você ficar rico?
Lembrei de outro mal falado pela crítica, o Paulo Coelho...
Todos críticos e intelectuais metem o pau nos livros dele e o cara vende livro que nem Bíblia...
Eu mesmo, influenciado pelo meio, não comprei nenhum livro dele... mas durante um carnaval na casa do meu cunhado li três livros dele em três dias... achei o maior barato...
Adoro livro com finais felizes... mesmo os mais óbvios...
E como me ajuda estes livros de Auto-Ajuda, é um gás a mais, um momento para a cabeça pensar e resgatar coisas boas lá do fundo do inconsciente e achar no meio de tanta loucura um novo motivo para seguir em frente... seja feliz!

Nenhum comentário: