terça-feira, 12 de maio de 2009

A Incrível História do Bobs

Por Carlos Eduardo Mesquita, o Mesquitinha
O Bobs, que é brasileiro, foi fundado em 1954 no Rio de Janeiro. O Mac Donalds, nos USA em 1964.
Tinha um Bobs na Praça da Paz em Ipanema, onde eu passava as férias de Julho com os meus tios. Nessa época já tinha pão hambúrguer, pão dog, sorvete soft para sunday com calda, e para milk shake incluindo o campeoníssimo de Ovomaltine que tem aceitação absoluta até hoje; os sanduíches frios de salada de atum e de salada de frango, o ham-egs ( ovos com presunto ou com bacon feitos na frigideira ), o hamburger e o cheese salada.
Todo maquinário, como de fazer sorvete soft, grelha para salsicha, esquentador para os pães, equipamentos que dez anos depois o Mac Donalds desenvolveu com a Taylor de Chicago, aqui foi feito sob projeto do dono do Bobs pela Metalurgica Rio, na rua Lavradio, onde muitos anos depois eu fui com o Paraná do Mate para ele encomendar o primeiro carrinho totalmente de aço metálico.
Á época do seu surgimento coincidia com os dois primeiros supermercados do Brasil, Peg e Pague e Sirva-se, ambos também no Rio , fundados por Fernando Pacheco de Castro, que anos depois veio para São Paulo contratado por Valentim Diniz para gerenciar o Pão de Açúcar que até então, era uma doceria na Brigadeiro Luiz Antonio. O Rio, era a Capital Federal, sede da maior Bolsa de Valores e das multinacionais americanas, grande pólo da moda verão, além da única porta de turismo, e o aparecimento do supermercado e da lanchonete também estavam do contexto da era moderna do pós-guerra.
Mas, quem fundou o Bobs??? .... Bob Falkenburg, americano, quarto no ranking profissional mundial de tênis ( na época tinha a categoria , amador ) veio com os três primeiros fazer uma exibição no Club Caiçaras na Lagoa Rodrigo de Freitas, ao olhar para platéia bateu os olhos numa moça morena e após o jogo iniciou um flerte. Era filha do grande empresário e proprietário de rádio, Sr Mairink Veiga, pai do Toni Mairink Veiga casado com a Carmem, não admitindo que a sua filha namorasse um profissional ( imaginem se um pai hoje, proíbe a filha de namorar o Nadal ) colocou seguranças, etc e tal, mas não conseguiu evitar o casamento. Expurgado do convívio social, familiar e financeiro do sogro, Bob montou o primeiro Bobs, aquele da Praça da Paz, desenhando os equipamentos e lay out da loja, e mais tarde, arrumou um sócio que tinha os vendedores de mate percorrendo as praias com a caçamba feita na Metalúrgica Rio à tiracolo, e com este montou a matriz fabricante dos insumos na Av. Brasil e várias lojas... Bob Falkemburg, ficou milionário com uma cadeia de mais de quarenta lojas, comprou a parte do sócio, investiu em outros negócios, socorreu financeiramente o falido sogro nos anos finais de sua vida e depois de velho passou para o filho , um porra louca, nessa fase casado com a atriz Silvia Bandeira, que em três anos jogou a empresa no fundo poço, sendo a única solução vender para a Libys da Nestlé a qual anos depois vendeu para o atual dono um grupo financeiro estrangeiro, que depois de uma reformulação administrativa está com quinhentos pontos do Sul ao Norte do país e tem um resultado mais lucrativo do que o MacDonalds
Mas, o ex-campeão de Tênis, passou a praticar dois esportes, Pocker, onde não foi muito feliz, tanto é que numa mesa perdeu aquela loja da Praça da Paz para o Braguinha, Antonio Carlos de Almeida Braga do Grupo Icatú/Bôa Vista, e também, o esporte dos velhos milionários, o Golf. Meus amigos, Bob Falkemburg foi Campeão Master Amador Mundial. Não é mole, esse é um Herói dos Tempos Modernos Pós Guerra, dos Anos Ricos e Dourados...

Nenhum comentário: