sábado, 7 de junho de 2008

O Mistério da Vida

É... nesta semana perdi um grande amigo... aliás, muito mais do que um amigo..., praticamente um irmão... Sempre que acontece estas coisas é comum a gente ficar se questionando sobre a vida e sobre a morte...
Geralmente, a primeira coisa que eu penso é que Deus é um grande brincalhão (para não dizer outra coisa...) Ele brinca com a nossa vida sem nem se quer dar um avisozinho que seja do que vai acontecer...
E logo de cara eu fico puto pra cacete com estas injustiças que acontecem..., com tanto fdp por aí atrasando a vida do planeta e Ele levando para Ele os caras decentes daqui... Depois eu tento me convencer de que cada um tem sua missão que depois de cumprida é chamado para o paraíso eterno, que a terra estava pequena demais para ele e que aqueles que ficaram teriam que aprender com o que ele deixou para nós até chegar a nossa vez...
E questiono o mistério da morte...
E como não entendo porque certas pessoas morrem, e nenhuma explicação me convenceu completamente até hoje, e por mais que eu pense sobre isso não vou entender nunca, paro de pensar nela, e começo a pensar no Mistério da Vida... este sim mais palpável...
E acho que aí realmente está nosso grande desafio... não é entender ou não entender, aceitar ou não aceitar a morte, mas sim dar um sentido de fato para a vida... porque isso sim é possível, apesar de não ser fácil, mas pelo menos algumas coisas têm alguma lógica.
Aliás, filosofando sobre isso achei o sentido que Deus deveria dar para a morte: ela deveria ocorrer para aqueles que têm uma vida sem sentido... estes não fariam falta alguma aqui na terra...
Mas não, o Cara vai contra todas as lógicas da vida... e parece que a morte teima em nos surpreender exatamente quando a pessoa alcançou sua plenitude, quando vida passou a ter todo o sentido, toda a clareza...
Que coisa doida essa... só sei mesmo é que a morte deste meu amigo mexeu muito comigo... e se esta era a intenção dele ou Dele, acho que conseguiram, porque muita gente que conhecia ele também deve estar se questionando como eu, e isto vai nos deixar pensando muito, mas muito mesmo sobre esta vida muitas vezes completamente sem sentido que a gente tem...

7 comentários:

Anônimo disse...

Realmente...
Eu também me questiono porque tanta gente horrivel nao morre: Lula, Marta Suplicy, minha sogra....
Eles tem a missão de atormentar nossa vida?

Anônimo disse...

hoje encontrei o Bentoa praia e, evidentemente, conversamos sobre o CAJU.

Realmente nã o há lógica nas coisas, eu, por exemplo, de saco cheio de tanta injustiça, tanta aberração, quase me tornei ateu. Questiono muito Deus e hoje só concluo que não posso ficar sem acreditar no cara, mas entendê-lo, est´além das minhas possibilidades. Ou se aceita ou não se aceita.

Voltando à vida terrena, fica o alerta de que devemos cuidar do nosso corpo, para não partirmos antes da hora (não vá me dizer que um cara de 46 anos já cumpriu seu papel....)

Por fim, neste texto desconexo, fica a pergunta: Quem catava melhor no gol: Cesar ou Caju?

Meu voto é pro Caju, o do Bento é pro Cesar ....

Anônimo disse...

"A morte dele foi um aviso para os outros"




Não vou escrever meu nome aqui por segurança...mas a morte do lelo foi um aviso para o resto da banda...vocês estão exagerando na comida,na bebida e no cigarro...parem pra pensar um pouco...cuidem da saúde de vcs...por favor...

ass:Deus.

Anônimo disse...

Marcos querido

Todos os questionamentos que até agora ouvi, li e troquei com as pessoas, são sempre os mesmos. Acredito que amigo é uma pessoa generosa, que ama a gente, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. Também sou uma amante inveterada da vida e do ser humano e me recuso a abrir mão dessa idéia, mesmo que às vezes, sinta vontade de chutar o pau do meio da barraca e largar mão de tudo. E nesses momentos, lembro dos amigos, das pessoas queridas. Por elas, tudo vale a pena. Para aliviar minha dor e continuar a jornada, quando perco uma pessoa querida, penso: que bom que eu o conheci. Em especial, falando do nosso Lelo, acredito que sua generosidade foi tão grande, que deixou para todos que puderem enxergar, uma última lição imensa. Isso é um amigo: deixa marcas durante toda a convivência e até na hora de se despedir, ensina sem dizer uma só palavra. Infelizmente, seja pelo Mistério da Vida ou pelas idéias que habitam a "cabeça dura" do ser humano, é na dor que crescemos, que podemos nos tornar melhores. Se assim considerarmos, o Lelo nos deixou enorme ensinamento.

Beijos mil. Há tempos não entrava no seu blog. Está lindo. Sua veia literária está se consolidando. Parabéns pela sua sensibilidade e pelo olhar que tem para com o ser humano e para com o lado lírico da vida, do qual não deveríamos nos afastar nunca.

Ewa

Anônimo disse...

Falar sobre o Lelo é desnecessário para os que o conheceram, pelo seu caráter, sua generosidade, sinceridade e amizade. Pensando sobre tudo que foi colocado a cerca dos mistérios da vida e da morte, escolho sempre falar da vida, pois essa podemos escolher o como e o quando. O mais importante para mim, embora o momento seja de dor, é celebrar a vida que o Lelo teve e tudo de bom que ele deixou em cada um de seus amigos. Pois acredito que na essência somos isso, as marcas que deixamos na vida das pessoas. E tenho certeza de que o Lelo só deixou marcas boas nas pessoas com quem cruzou no seu caminho. Infelizmente seu tempo acabou e infelizmente para nós que deixamos de desfurtar de sua convivência, pois ele, tenho certeza que está muito bem agora.
Quanto ao gol, acho que o Cesar foi melhor.

Mauricio Zannin

Anônimo disse...

Um amigo me contou... Dr.Marcos está muito triste...é mesmo... a Maria também está...outro retrucou ah! ela chora por qualquer coisa como se o falecimento de uma pessoa que admiramos fosse algo comum. Como pode uma pessoa querer julgar ou fazer esse tipo de comentário. Essa "Maria" tem amor pelo próximo e é sensível sim.
Estou passando momentos de mudanças boas em minha vida, no quesito chorar até diminui bastante mas com respeito a minha sensibildade quero mantê-la.
Lembremos de sempre regar nossas amizades, pois o futuro é um mistério.

Anônimo disse...

Poxa, que blog VIP!!! Recebe comentario até de Deus!