segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Valongo e o Cais

Nada como ouvir... Neste final de semana conversei com um senhor, grande conhecedor do cais e seus segredos e na minha ignorância falei: “Que legal vai ficar o Valongo quando construírem uns bares ali nos armazéns, né? (afinal eu adoro um boteco novo...)
E ele com toda calma e sabedoria me falou:
“É, um absurdo... uma área tão importante como aquela para o cais, ser perdida para se construírem bares... Se abrirem uma licitação hoje, amanhã já aparecem milhares de propostas para se abrir um terminal ali. E o que seria mais importante para a cidade, um novo terminal ou bares? E economicamente então? Qual dos dois geraria maior receita?”
Nossa, que coisa mais óbvia... e eu querendo um boteco novo... E ele disse mais:
“Esse negócio de querer revitalizar o porto como fizeram em Porto Madero, ou em Barcelona é algo completamente equivocado... lá estas áreas que foram recuperadas eram áreas obsoletas para o cais, inviáveis para atracação... mas ali no Valongo não... que absurdo de dinheiro vai ser desperdiçado para entregar esta área para donos de restaurante, sem contar na pista submersa que querem fazer para as pessoas chegarem no cais sem serem atropelados pelos caminhões... e o trem??? Tem tantas casas para serem aproveitadas ali na rua do Comércio e imediações, porque não deixam a faixa do cais para o porto... ele não tem como se expandir muito mais não...”
Realmente, pensando bem, apesar de curioso e interessante, o porto seria bem melhor aproveitado pelos navios do que por turistas e santistas tomando chopp... Tantos bares e restaurantes poderiam ser construídos ali nas ruas do centro sem perdermos uma faixa nobre do cais... ou no máximo poderia se construir um mirante por ali... só para se ver o cais e pronto... será que não seria melhor se repensar neste projeto???

Nenhum comentário: