sexta-feira, 25 de abril de 2008

Qual é o limite?

Interessante a reportagem de um psicólogo na revista Veja desta semana que diz que hoje o maior fluxo de pacientes em seu consultório é de jovens entre 15 e 30 anos com um perfil diferente de anos atrás. Antes a maioria das pessoas procurava os psicólogos para tratar frustrações daquilo que não conseguiam ser ou ter. Hoje os jovens procuram tratamento porque “não sabem o que querem”.
Ele conclui que isto ocorre porque estamos em uma época em que os jovens conseguem tudo o que querem, e seus desejos são satisfeitos em rápidos e descartáveis momentos, desta forma o “querer” ficou algo banal.
Realmente, satisfazer os desejos materiais de nossos filhos ficou algo muito fácil e dizer não cada vez mais difícil. Com a oferta de consumo, propaganda, crediário, internet, só não compra quem não quer.
E como dizer não? Como impor restrições aos nossos queridos bebês???
Onde arranjar tantos argumentos que convençam nossos filhos?
Antes era assim:
- Pai, quero uma bicicleta.
- Que bicicleta o que menino, tá louco? Vai cair e quebrar todos os dentes? Sabe quando eu consegui minha primeira bicicleta? E você já viu quanto custa uma bicicleta? Vai, some daqui... era só o que me faltava...
E eu sumia.
Hoje, é assim:
- Pai, meu MP4 já tá muito velho, eu quero um iPod novo...
- Mas filhinha, pensa bem, não faz nem um ano que eu comprei seu MP4... a gente foi lá na loja, você escolheu...
- Eu sei pai, mas tem uns branquinhos novos tão bonitinhos, fica você com esse meu velhinho, eu te dou ele...
Eu posso com isso???

Um comentário:

Anônimo disse...

É um dos principais problemas da nossa era: educar bem nossos filhos! Só posso dizer que comecem a treinar e a colocar em prática um pouco de "Não".Como escutei ontem em uma aula, isso ajuda as crianças a aprender no futuro um pouco de tolerância e a passar melhor pelas suas frustrações.

Milene