sábado, 19 de abril de 2008

Peixe na Grelha

Isso mesmo, o Marcão também gosta de um peixinho...
Normalmente, em churrascada de santista, quando se fala em fazer um peixe, pensamos logo em uma meca. Isso mesmo, poucas pessoas que não são de Santos conhecem o peixe meca... para quem não conhece, é um peixe do mar, de couro, sem espinha e com uma coluna bem no meio dele que permite cortá-lo em postas ou em cubos para colocar no espeto, como normalmente fazemos... é um peixe muito gostoso, porém é bem forte e gorduroso...
Mas eu tenho minhas preferências... prefiro um peixe com espinha, em posta ou inteiro, assado, clarinho por dentro, para ir retirando aqueles gomos branquinhos e ir saboreando aos poucos...
Mas sou apenas um aprendiz, e no penúltimo churrasco que eu fiz eu comprei uma (ou um?) cambucu para fazer... olha que beleza...



Temperei com muito limão (exagerei tanto que o peixe ficou amargo), muito alho e cebola... enrolei no celofane e coloquei sobre a grelha e o cobri com meu “abafator” para assá-lo... eis que chega minha amiga Cláudia e diz:
“Marcão, você devia colocar o peixe direto sobre o fogo, em uma grelha de peixe... fazendo enrolado deste jeito ele vai despedaçar quando estiver pronto...” e não deu outra... depois de assado ele se desminlinguiu... certo que comemos tudo, mas não ficou como eu queria... eu exagerei no limãoe ele ficou amargo, ele assou mas se desmanchou todo, não deu para comer em gomos clarinhos e molhados como eu queria, mas aprendi a lição... peixe inteiro é direto na grelha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola amigo como um bom SANTISTA rrss, vou te explicar, todo peixe que for para churrasqueira vc deve enrolar em um papel aluminio depois de um bom tempo de cozimento vc retira o papel que o peixe não desmanchara, caso prefira ponha pão embaixo do peixe deixe o pão torrar, sem problemas, desse modo o peixe tambem não cola na grelha... Abraços