sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Onde Comer no Litoral Norte

Não tenho mais ido tanto ao Litoral como ia na Juventude... aliás tem muita coisa que eu fazia mais quando era jovem do que agora que trabalho e ganho muito mais... e viajar é uma delas... Mas o que eu queria dizer era que antes, quando eu era jovem e ia para o Litoral Norte (e em Santos falamos apenas Litoral, como se Santos não fizesse parte de tal) depois de um ou no máximo dois dias a gente já descolava um lugar bom, farto e barato para comer... afinal éramos estudantes e vivíamos de mesada... mas a fome era a mesma... A gente acordava, tomava um café da manhã monstro, ficava o dia inteiro na praia, e só ia fazer um almoço-ajantarado lá pelas 8 ou 9 da noite... E sempre que eu penso em comer no Litoral eu lembro dos P.Fs que a gente comia com salada, arroz, feijão, batata, e peixe frito... daqueles pratões de pescador mesmo... e se quisesse a dona do restaurante ainda fazia um ovo frito prá gente... Eu achava engaçado porque na minha casa, quando tinha peixe não tinha feijão nem batata frita... parece que não combina, certo?
Mas eu comia que me fartava... com ovo frito e tudo...
Mas agora os restaurantes antigos estão desaparecendo e estão surgindo uns tão sofisticados que nem parece mais que eu estou na praia... a gente tem até que tomar banho para ir neles... que nojo... E sempre tinha o restaurante "Fundo de Quintal", mas era caro e eu não tinha dinheiro para ir lá... então já dá para imaginar onde eu ia...
Bom, já há alguns anos vou ao Fundo de Quintal e voltei neste final de semana... e utilizando aquela velha máxima de um pesquisador gastronômico, perguntei à moça que nos atendeu:
- Qual a pedida do dia?
Ela respondeu:
- Olha tudo que está no cardápio está bom, mas o pessoal pede mais este prato aqui óh que vem salada, arroz, feijão, batata frita, peixe frito e Lula à dorê... e dá para vocês quatro (eu, minha esposa, minha filha de 8 anos e minha sobrinha de 14.. e deu...).
- Beleza, então manda... (ainda mais quando vi que custava R$ 49,00, para nós quatro???)
Mas dêem uma olhada:







Isso fora o arroz e feijão que não coube na foto... nem preciso dizer que estava uma delícia... Fiquei com vontade de voltar lá para comer todo o restante do cardápio... se Deus quiser, na semana que vem!!!


O Restaurante Fundo de Quintal, já foi bem mais simples, mas continua muito gostoso e mantendo a tradição Caiçara. Fica mesmo no fundo do quintal de uma casa na Rua Sargento Vicentino Marques, 48, Tel.: 0/xx/12/463-6420o caminho para o píer do rio na Praia da Barra do Sahy - na Rio-Santos.

Nenhum comentário: