sábado, 29 de dezembro de 2007

"A Saga da Praia Perfeita"

O Marcão está de Férias... são 15 dias e com um meio dia de trabalho no meio, mas são AS MINHAS FÉRIAS...
Como não dá para viajar, a gente gosta de pegar uma praiosa no Litora... (Litoral Norte do Estado de São Paulo, para quem não é de Santos).

Sempre, mas sempre, nossa escolha (digo nossa porque faço isso há 26 anos com minha esposa desde quando namorávamos...) foi a Barra do Sahy.
Só que ultimamente tenho acompanhado nas reportagens que Barra do Sahy hoje é a praia mais poluída do Litoral Norte... E realmente achei que podia haver uma certa razão nisso tudo porque na última vez que fui lá no verão passado fiquei impressionado com a favela que surgiu no morro do outro lado da estrada...
Então preparamos tudo e fomos para Camburi...
- Vamos lá, vamos para uma praia nova dissemos para nossa filha...
Chegamos, descemos do carro e resolvemos juntos:
- Vamos dar uma olhada antes de descarregar o carro para ver se a gente gosta? Faz tanto tempo que a tente não vem aqui...

Beleza...
Fomos até a praia, e olhamos, olhamos..., fomos na beira d’água e olhamos mais um pouquinho, discutimos sobre a possibilidade de ir ver Camburizinho para ver se era mais legal, mas a decisão foi unânime:
- Vamos para Barra do Sahy...essa praia aqui não tem nada a ver com a gente... e afinal de contas, mais poluída do que a de Santos não pode estar... vamos lá...
E voltamos todos sorridentes para nosso carro para ir à nossa Barra do Sahy...
Chegamos, estacionamos o carro no estacionamento que tem uma ducha na saída, pegamos nossas cadeiras, quarda-sol, sacolas e... a “geladeirinha”, (claro, afinal nada como uma boa farofada...)
Chegamos na praia e NOSSA!!!
A maré estava lá embaixo, parecia um pré Tsunami e a água estava marrom... juro, MARROM!!!
Que m. é essa? O que fizeram com a nossa Barra do Sahy???
Andei mais um pouco para tentar ver como estava a água do outro lado da praia e encontrei uma destas guias-guarda-praias-ecológicas, de abrigo, uma camiseta bordada "Barra do Sahy" e um radinho na mão e perguntei:
- Lá do outro lado a água está marrom assim também?
E ela respondeu:
- É, está assim também... a maré baixou, o rio desceu e trouxe todo o lodo do fundo dele para a praia... mas é só terra e folhas...
- Porra, mas é terra pra xuxu...
Olhei decepcionado para minhas companheiras e disse:
- Vamos voltar para Camburi?
Todas responderam afinadíssimas:
- VAMOOOSSS!!!
E taca a voltar para a estrada de novo...
E aí minha filha falou:
- Mas Pai, vamos ver a Camburizinho???
Perfeito, na pinta... Que praia, que mar que dia... chegamos às 11:30 e saímos às 19:30...
Agora nossa escolhida é Camburizinho!!!
Pelo menos até fazerem alguma coisa por Barra do Sahy!!! Pelo amor de Deus, Salvem-na!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho que concordar que Camburizinho é hoje uma das melores praias do Litoral Norte. Além de uma enseada tranquila e bacana, a natureza resolveu em 2007, depois de 12 anos, devolver o leito do rio Cambury para a praia de Cambury, levando junto a água turva. Em termos de ocupação, os condomínios estão mais organizados e há uma pavimentação mínima para circulação. Adicionalmente, há opções de gastronomia para todos os bolsos, desde o Manacá e o Acqua, até os tradicionais PFs.
José Antonio Ferraiuolo