terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Luiz Alca

Sou admirador e leitor das crônicas que o Luiz Alca de Sant’anna escreve no Jornal A Tribuna aqui de Santos, mas Domingo ele se superou... Talvez ele não tenha surpreendido aos que já o conhecem e acompanham seu trabalho, mas que deve ter incomodado muita gente, isso deve...
O Luiz Alca não é apenas um cronista social, na verdade eu diria que ele é um estudioso e um grande observador do ser humano que vive nesta sociedade. E o curioso é que apesar de conviver neste meio, digamos assim meio fútil da alta sociedade, ele consegue extrair e escrever diariamente sobre as mais profundas idéias e sentimentos de forma clara, simples e ao mesmo tempo com grande embasamento filosófico, mostrando o outro lado, chamando o leitor a refletir e deixando sempre um gancho positivo para a gente se segurar...
Neste domingo, sua crônica entitulada"O limite da alienação", descrevia sobre uma conversa que ouviu em um restaurante de São Paulo... onde uma dondoca estava metendo o pau no marido porque ele tinha dado somente R$2.000,00 para comprar uma bolsa.
- Dá para comprar alguma bolsa com esse dinheiro? Perguntou ela à amiga. E a amiga disse algo como:
- Quando o meu quando faz isso comigo eu gasto 10 vezes mais...
E por aí foi o papo... e a indignação do Luiz... que com toda honestidade confessou que gosta das coisas boas, porque não, mas que prá tudo tem um limite, e que as coisas estavam chegando a um ponto absurdo, onde as pessoas estão ficando completamente cegas e tapadas ao que se passa em cada esquina...
Lendo a crônica do Luiz, lembrei de uma vez que fui ao Jardim Acapulco na casa de um amigo e depois fomos passear para ver as “Mansões”... me virou o estomago ver tanta opulência, tanta exibição, tanta orgia de egos e ostentação... fontes, jardins, sacadas, escadarias com paredes de vidro... carrões e um monte de moleque (e molecas) menores de idade dirigindo como loucos prá cima e prá baixo... eu também gosto de coisas boas, mas aquilo me fez mal...
Que valores, que exemplos e que futuro nos aguarda, pensei...
Mas de tudo, o que mais gostei nesta crônica de domingo, foi que o Luiz mostrou além de toda sua indignação, sua coragem ao instigar de dentro de uma coluna social, seus seletos leitores a refletirem sobre seus valores, os valores do absurdo e os valores da vida e do ser humano. Como se uma mão saísse de dentro do jornal e desse um tabefe na cara de cada um dizendo: “Acorda o meu, a vida não é só isso aqui...” Valeu Luiz, muito legal, parabéns... tomara que não te mandem embora...

Nenhum comentário: