quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O que sobrou do Carnaval?

Acho que só lembranças... hoje aqui em Santos o Carnaval está praticamente aniquilado... já esteve até pior, é verdade, mas como já foi bom, nossa...
Houve a época áurea dos clubes... Sírio, Internacional, Atlético, Saldanha, Vasco, Regatas, Ilha Porchat... todos os salões de Santos ficavam lotados...
Depois as bandas, Banda Mole, Segura no Bagre, Banda do Itararé... e as escolas de Samba, Brasil, X9, Padre Paulo, Amazonense, e a União Imperial, que levou o samba para os bairros da praia...
Eu mesmo não gostava de salão... nem de ficar rodando dentro do salão arrastando o chinelo e nem das marchinhas... então eu não ia... preferia sair em todas as bandas que desse e desfilar na União...
Legal era que já bem antes tinham os ensaios durante a semana, terças e quintas, com a quadra lotada... no final de semana, ainda ia assistir aos shows, inclusive nas outras escolas... lembro e ir ver o Jamelão na X9 com o Mesquitinha, o Tang, o Maloca, o Pudim e a turma da Patricinha... Vi os Originais do Samba na União, quando a quadra ainda era descoberta... Fui até ver um ensaio da Amazonense, lá em Vicente de Carvalho... bons tempos de samba e de sambista...
A gente curtia tanto as escolas que até desfilamos numa escola do segundo grupo aqui de Santos, dá para imaginar? O Carlão que arrumou o negócio.... um dia antes...
- Quanto é a fantasia? Perguntei.
- Pô, não é nada, a gente vai fazer ela aqui em casa mesmo... falou o Carlão..., vem de maiô e um tênis umas duas horas antes porque o enredo e a ala que a gente vai sair eles não sabem dizer, e só vão me ligar amanhã... na hora a gente inventa alguma coisa. Minha mãe tem um monte de pano aqui...
E foi muito legal... O João do cartório comprou todas as latinhas de cerveja de um ambulante que acompanhou a gente dentro a ala o desfile todo... caiu o maior pé d’água e quando a gente chegou em frente ao palanque oficial, tinha um piso branco, lisinho que a gente se jogava de peixinho e deslizava lá longe... E o samba? ... nem imagino...
Também fui Diretor de Harmonia da União... que responsa, cargo de alta patente... em pouco tempo já conhecia todo mundo pelo nome, e todos me conheciam meio de vista... já valia para poder furar as filas gigantes para entrar no ensaio e para pegar cerveja...
Mesmo assim fiz de tudo... desde fazer fantasia, coordenar uma ala e cortejar a porta Bandeira até ir empurrando carro alegórico lá de trás da Rodoviária até a praia...
Mas no Segura no Bagre, minha banda de coração, que ajudei a fundar com meus amigos foi onde mais curti... começava pela freqüência.... neste dia aparecia todo mundo e a gente revia um monte de gente... eu adorava ir ao lado da bateria sentindo aquela batucada batendo no meio do peito... que coisa linda o ritmo de uma bateria de escola de samba...
E agora?
Eu comecei a namorar com a minha esposa, em uma noite de carnaval... e muitos como eu também... como é que se arruma mulher hoje em dia???
Ah, já sei, é a mulherada que agarra a molecada... Está bem mais fácil...
E os clubes? E as bandas?? E as escolas??? E o samba????
Quem é que vai continuar com tudo isso? Ou o carnaval vai acabar?
E vai ficar que nem um monte de feriado que tem e a gente nem sabe porque...

3 comentários:

Mines disse...

Marcão...

É uma pena em termos de cultura que se esvai...
Vale tambem registrar o "Banho da Dorotéia" que acontecia desde 1926! Por falta de organização e segurança(!) acabaram com o desfile... super tradição da cidade, uma pena!
Vai aqui um link interessante sobre a história do Banho da Dorotéia http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0207c.htm
Bom carnaval! Aqui eu vou me contentar olhando pela janela a neve caindo...
Ines-Suécia

Anônimo disse...

Me deu saudades do nosso desfile na União Imperial, da Banda Mole e matei a nostalgia do carnaval no Inter, aliás, estava lá qdo foi buscar a Fê pela primeira vez; eu, uma amiga e o Chico. Que delícia...

Mi

Anônimo disse...

Ilha Porchat NUNCA FEZ PARTE DE CARNAVAL DE SANTOS. NUNCA FOI SALÃO DE SANTOS.. A ILHA PORCHAT FICA EM SÃO VICENTE, É OUTRA CIDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!