segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Itabaiana

Adoro sair com meu irmão. Não só porque a gente se diverte, mas como também em matéria de comida a gente se afina bem.
E como ele é daquele tipo que quando encasqueta ele fica te enchendo o saco até você fazer o que ele quer, eu aproveito para botar lenha e ir na dele. É que lá em casa (como na maioria dos lares brasileiros) a mulherada é sempre do contra.
- Vamos comer um peixe lá no bar do Tenente?
E a mulherada em coro:
- Nãaaaaaaoooo
- Bom então nós vamos lá no Itabaiana, o Marcão ainda não conhece e tem um escondidinho que ele tem que comer... vamos lá...
- Itabaiana? Perguntou meu pai, aonde é isso?
- É, ali em São Vicente, pertinho...
Pertinho de onde é que ele não disse, mas nessa, como minha cunhada é fissurada em escondidinho, ela já se animou e convenceu minha mulher... e aí fomos... e valeu... muito bom...
Me senti no nordeste mesmo... primeiro porque o Itabaiana fica em um bairro afastado do centro que já tem ares diferentes. O jeitão do restaurante, os garçons, as mesas, os doces, o piso, o palavreado e a galera, te transportam para outro lugar... sem dúvida que não parece que você está na baixada santista... sem dizer a comida...
Por isso que encontrei um amigo aqui de Santos que morou por quase dez anos em Itacaré... acho que foi ali para matar saudades... e foi isso que eu senti ao ver na mesa do lado um casal se derretendo num prato de miúdos com farinha que eu não reconheci e nem tive coragem de perguntar o que era, mas eles estavam curtindo muito... e assim dava para ver as outras mesas, muita família, muitos casais, que provavelmente estavam matando um pouco a saudade dos pratos e do ambiente típico de suas origens.
De entrada comemos uns bolinhos de mandioca com queijo que estavam ótimos... e não deu tempo nem de fotografar, mas é uma boa dica...
Aí não resisti e pedi um Baião de Dois... dá uma olhada...



Arroz, feijão de corda, carne, lingüiça e bacon, misturados com queijo coalho... estava muito bom... mas tenho que confessar que eu gosto mais do da minha mãe, digamos assim um baião à santista, ...: ela faz a nossa feijoada misturada com arroz e muzzarela... nossa, nem te falo...
A criançada comeu um filet à parmegiana e nós ainda traçamos um escondidinho de carne seca que estava prá lá de especial...


Meu irmão ainda queria que a gente comesse a carne seca desfiada na manteiga com cebola, mas sem condições... eu ainda só tenho um estômago... Mas olha, está aí uma boa dica para os apreciadores dos pratos nordestinos... O restaurante é muito bom, o serviço rápido, e tem uma batidinha de morango com vinho que fez a mulherada e o meu pai esquecerem da viajem... Beleza!!! O Itabaiana tem dois. Eu fui no da R. Frei Gaspar, 3267, Cidade Náutica – São Vicente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Blog inteligente, caprichadinho. Gostei! já está entre os favoritos.
Boas dicas, só não me apeteceu muito esse "combo", dito baião de dois...Que qué isso???!!!...

um abraço e até quinta.

Anônimo disse...

Quero conhecer este lugar!! Fiquei com agua na boca!!
Bjinhos

MI

Anônimo disse...

Adoramos o seu post!!!! Vc está se superando a cada dia!!! Vamos descobrir mais Itabaianas por ai... Beijos

Anônimo disse...

"Viagem" é com "g", em se tratando de substantivo. Ex: ele gostou da viagem.

"Viajem" com "j" é usado como verbo, na 3ª pessoa do plura. Ex: Espero que eles viajem logo.