domingo, 19 de outubro de 2008

Maceió – Rangos e Petiscos...

A cada dia tenho mais e mais a certeza de que casei com a mulher certa.
Ali, olhando aquele mar verde, com o sol desenhando a sombra dos coqueiros na areia fofa e avermelhada e o vento macio batendo em seu rosto iluminado ela vira pra mim e sussurra ao meu ouvido:
- Amor..., aonde a gente vai jantar hoje?
Isso bateu fundo no meu coração... me arrepiou todo e eu já entendendo suas intenções respondi:
- Querida, você quer peixe, carne ou massa?
Lindo isso, né?
O amor é isso gente... essa afinidade e cumplicidade de prazeres e desejos... afinal toda minha pesquisa, meu Blog e minhas incursões serviam para que?
E quando eu já ia atacar algum prato ela mesma já me lembrava:
- Já fotografou?
Viu o que é dualidade?
Mas vamos lá...
Antes de mais nada, quero lembrá-los que o mundo realmente está globalizado. Há 21 anos atrás, para se comer em Maceió, era um sufoco... as opções eram poucas e idênticas, do tipo peixe e camarão... Churrascaria e Pizzaria, nem pensar... Hoje tem de tudo. De Suschi à comida por quilo... com restaurantes lindos e super bem montados tranquilamente ao nível dos de São Paulo... Santos então ficou pra trás faz tempo... infelizmente...
Primeiro dia, fui na dica da minha prima, em frente ao meu Hotel, uma Cantina do tipo italiana... o Massarella (R. José P. Magalhães, 271) ... Uma delícia de lugar e de comida. E deu para ver pela freqüência que é um lugar de preferência das boas famílias locais para comer massas e pizzas... cheio todos os dias... atendimento de primeira, três ambientes, inclusive um no quintal... entradas de pães e outros antepastos italianos.
Atacamos de Saladinha com pedaços grelhados de frango para minha querida esposa...


E Nhoque com filet à Parmegiana para minha querida filhinha... e para o Papai:



Segundo dia, depois de caminhar pela praia da Ponta Verde, lá na ponta mesmo, quase virando para a Pajuçara, fomos ao “Carlitos”, um mega quiosque na beira da praia.
E utlizando todo meu conhecimento e experiência virei para o garçon e disse:
- Meu amigo, o que você sugere para a gente?
- Doutor, para sua filha, um talharim ao sugo com filet. E para o casal: Filet de Lagosta Crocante com Camarão e Alcaparras, arroz e legumes na manteiga...
- Hummm, por favor, me deixe consultá-las...
Consultá-las nada, eu queria mesmo é saber o preço dessa lagosta, tá louco?
Mas não achei e chamei o garçon:
- Oh amigão, eu não achei esta Lagosta aqui no cardápio...
- Então doutor, esse prato é o especial da casa, só servimos aos amigos, não tem no cardápio, serve muito bem a duas pessoas e custa R$ 50,00...
- Então manda...

Nem preciso dizer muita coisa, né? São pedaços de lagostin, cortados em tocos passados na farinha e fritos... nossa, um estrago... E comer ali, na areia da praia... foi demais... aí lembrei dos nossos quiosques daqui de Santos... que pobreza... que raiva... que vergonha... mas vamos falar de coisa boa...
Dia seguinte, seguindo a dica da Revista Veja Maceió fui conhecer o “Melhor Chopp da Cidade”... tá pensando que eu sou bobo?
“Alagoana” (R. Deputado Luiz Gonzaga Coutinho), lindo, um baita de um bar chocante, cuidadosamente decorado, um chopp excelente e a comida muito boa... Um brinde ao capricho e ao bom gosto:

Atacamos de Picanha, macaxeira frita com torresmo, arroz e feijão verde

ah, e uns bolinhos de carne seca com macaxeira e um caldinho de lagosta para dar uma quebrada...



Assino embaixo a escolha da Veja...
Quarto dia, de carro na mão, fomos para as praias do sul e na volta, fomos à Massagueira, uma vila de pescadores com vários barzinhos na beira da Lagoa Manguaba... Que lugar bucólico... parecia filme ou o nosso litoral norte há anos e anos atrás...

Saindo de Maceió, para as praias do sul, a 15 Km do centro, depois da segunda ponte, apesar de não ter placa tem uma baita casa de material de construção na pista com o nome “Massagueira” e uma estradinha à direita de duas pistas asfaltadas... entrei e fui indo... Lá no final achei o "Bar do Pato"...

Pela minha pesquisa era o com melhor infra e realmente é verdade... Bom preço, ótima comida, e um lugar inesquecível principalmente para fugir da bagunça da praia do Francês...
Para a Mamãe, camarões fritos e para a filhinha, carangueijo...




E para o Papai, a especialidade da casa: Pato na Cerveja... hummmm


Quinto dia, petisco na areia... essa foi no chutômetro. Barraca da Tia Nice, na praia Sonho Verde:
Isca de Frango para a filhota e Camarão Crocante para os papais... de baixo do coqueiro, que delícia...

À noite, outro chutômetro... Minha esposa queria carne, e pela dica da Vejinha, fomos até a Melhor carne de Maceió, o “Grato Steakhouse”... meu..., nós não estávamos trajados adequadamente para o local... talvez eu nem tivesse roupa para tal... o maior chiquê... então vamos rodar... a filhota já quase dormindo, a mulher faminta e nervosa... fui beirando a avenida da Praia de Pajuçara procurando a minha segunda opção de Carne, mas a cara do lugar não agradou e tinha até mudado de nome... então vimos o “Parmegianno”. Um típico restaurante para pegar Turista, no meio da praia de Pajuçara, mas que estava cheio e com uma cara simpática... Entrei bem desconfiado, mas me surpreendeu muito positivamente:
Prato infantil: Macarrão, purê de batata e bife (quer coisa melhor?)
E para nós, Filet com brócolis ao alho e óleo... Claro que não era nenhum Almeida, mas para quem estava no Nordeste, e não tinha roupa e nem $$ para ir no “The Best”, estava ótimo...
E deixei para o último dia o “Melhor Boteco de Maceió”, segundo a Vejinha Maceió... o “Boteco Tradicional”.
Com o endereço na mão peguei o táxi.
- Travessa Jatiúca? Conheço não essa rua doutor...
- Mas vamos lá que eu vi no mapa e sei onde é...
E nada.... rodamos mais um pouco... paramos em um ponto com um monte de taxista e ninguém conhecia nem o Boteco nem a rua... mas no caminho, passamos pelo “Escritório”, na R. Luiz Gonzaga Coutinho e estava lotado...
Que bar iria estar lotado numa sexta feira às quatro horas da tarde???
Então fomos lá... Cerveja estupidamente gelada...

- E qual a sugestão, amigão?
- Doutor, para o senhor vai bem uma Carne seca desfiada, com macaxeira cosida e queijo Coalho...
- Então manda...
Nossa, que delícia... com uma manteguinha de garrafa então???

E à noite, para fechar com chave de ouro, voltamos ao Massarella, para mais um Nhoquezinho...
Ah, uma dica, nunca deixe para visitar o seu boteco preferido no último dia. Depois voltando à pesquisar na net, achei outro endereço, que provavelmente seria o certo do Boteco Tradicional... mas vai ficar para a próxima...

Nenhum comentário: