domingo, 19 de outubro de 2008

Maceió, a cidade e as Praias...

Tinha visitado Maceió há 21 anos atrás com amigos da Faculdade e voltei agora... nem preciso dizer a diferença que houve. Antes, dali da Ponta Verde para frente era terra... agora uma baita avenida com prédios lindíssimos, ciclovia, calçadão e quiosques maravilhosos.


Os prédios até 7 andares, a ciclovia e o calçadão todo reformado e lotado de gente caminhando... O cooper globalizou também... Seis da manhã, tinha mais gente andando no calçadão do que na Avenida Paulista meio dia...
E os quiosques.... Além do “Carlitos” na Ponta Verde, (que adoramos), na Pajuçara tem o “Lopana” que via todo dia cedo na minha caminhada, lindíssimo, transadíssimo, com ar condicionado e tudo, indicado pela Vejinha como o “Melhor Bar de Praia”, (e deve ser mesmo)... mas que não consegui ir...
Outra coisa que me chamou a atenção foi que muita gente pára o carro e desce com roupa de escritório para tomar seu café da manhã nos quiosquinhos menores... E os grupos de caminhada, 5, 6 andando e conversando sobre a vida, a política da cidade e os negócios...
Ali na orla da praia de Ponta Verde à Jatiúca, parecia algo assim como a Riviera de São Lourenço dentro de São Paulo... sacou?



Bom eu continuo gostando da Ponta Verde. Dizem que está poluída, mas para quem mergulha em Santos, ali era o Caribe. Claro que o vento é meio chato, deixa a água agitada e um pouco turva, mas só o visual verde já encanta... e também não sei se venta o ano inteiro... agora em outubro ventava um pouco...
Também fui fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara para minha filha e minha esposa conhecerem... Quem nunca foi, precisa ver. O contraste do mar e da jangada com a cidade ali na cara é imperdível... mas uma vez na vida basta...



Andar pela cidade de carro não é difícil. Me confundi no começo com as placas de contra-mão, que na verdade são de mão, ou seja, elas indicam aonde você pode virar e não aonde não pode...
Eu gosto de alugar um carro e me virar... e minha esposa também... inclusive ela foi para a feirinha de artesanato no outro lado da cidade, sozinha... na boa...
Os preços das locadoras locais estavam quase a metade do preço das Grandes. Como sempre, pedi a indicação de uma locadora de confiança na recepção do Hotel e fui muito bem servido.
Fomos para o sul para conhecer a Famosa Praia do Gunga e seus coqueiros... confesso que gostei mais dos coqueiros do que da praia...

Já foi considerada uma das 10 praias mais lindas do Brasil, mas não sei se ainda carrega este título.
Praia por praia prefiro a Barra de São Miguel...

de aguinha parada, protegida por recifes, mesmo invadida como está agora... e para lá fomos. No centro fizeram um monte de quiosquinhos que fica o povão do pagode... mas mais á esquerda ela vai ficando vazia e lá no início dos recifes, do lado oposto ao rio, tem o bar do Manuel que segundo o sorveteiro é o melhor da praia.... só que é o primeiro lugar que enche com a maré.

Aliás, saber a tábua das marés é fundamental. Com a maré baixa, as praias formam piscinas naturais... beleza, delícia... mas quando ela sobe, o mar fica o cão de bravo... então é a hora de ir para os botecos...
E para quem está na fase da paquera e do agito, a praia do sul indicada é a Praia do Francês... um zona... do surf ao brega em pouquíssimos metros...



E no dia seguinte fui para as praias do Norte onde meu destino final era Tabuba...
Tem as praias mais desertas para os que querem fugir do agito, mas eu queria algo perto... Outra opção também é fazer o passeio de barco para as piscinas naturais de Paripueira, que dizem ser mais bonita que de Pajuçara... mas eu que sou mais da terra do que do mar... e contrariando as pesquisas fui para Sonho Verde.
Contrariando as pesquisas e um guia que ficava pulando na entrada para Sonho Verde que fez a gente parar...
- Doutor, o senhor não quer conhecer a Praia de Carro Quebrado???
- Não, não obrigado, meu carro é alugado e não pode quebrar...
- Mas aqui na praia de Sonho Verde, não tem estrutura nenhuma... depois que fechou o Restaurante a praia ficou vazia...
Quer dica melhor???
Então fomos lá, Sonho Verde...


Até dois anos atrás, tinha um restaurante que recebia milhares de turistas das agências... sei lá porque o restaurante fechou, e o movimento acabou. Agora as Agências levam os turistas para outras praias e lá fui eu para a praia, agora deserta de Sonho Verde.
Chegando na praia, vem uma senhora muito simpática falando:
- Bom dia, é um prazer recebe-los aqui na praia de Sonho Verde... vocês precisam conhecer a barraca da Tia Nice
- Mas essa Tia Nice é de confiança?
- Claro, sou eu mesma...
E lá fomos nós... a praia com pouca gente, cadeirinha, guarda sol e lá curtimos o maior dia de praia da viagem.
E seguindo meu instinto acabei sentado debaixo das árvores tomando cerveja e papeando com o marido da Tia Nice e um senhor aposentado que agora mora em um dos condomínios de Ponta Verde:
- Depois que o restaurante fechou, aqui virou um paraíso... disse o morador...
E estava mesmo... depois de um dia de sol daqueles, sentado debaixo de uma sombra comendo um camarãozinho crocante então, nem te falo...

Tabuba e as outras prais do norte vão ficar para a próxima...
E é isso... para seis dias e para quem queria só descansar, até que rodei bastante...

Um comentário:

Aldão disse...

bons momentos recheados de iguarias maravilhosas, perfeitos pra seis dias de folga, lindos os lugares e melhor ainda o aconchego dos comerciantes... o blog esta de parabéns!!!