sábado, 15 de setembro de 2007

Botequim

Por Marcos Veiga, o Kiko.
Botequim – s. m. Estabelecimento comercial onde se servem bebidas em geral (bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, etc.) e pequenos lanches; bar – Novo Aurélio – Século XXI – 3ª Impressão – Ed. Nova Fronteira.
O grande Aurélio Buarque de Holanda Ferreira que me desculpe, mas botequim é muito mais do que isso.
Botequim é local de encontros e desencontros; de amores e ódios; de alegrias e tristezas; de avenças e desavenças; de fofocas e conspirações; de malandros e otários, de interessantes e chatos; de intelectuais e nem tanto; de todas as raças, crenças e preferências sexuais. É o espaço mais democrático do planeta, ou melhor é divinamente anárquico. Fala, escuta ou simplesmente observa quem quiser, como quiser e na hora que quiser. Sem interferências, sem incomodar. Não precisa ser convidado. Senta, se apresenta, conta um causo e, quando menos esperar, já faz parte da turma.
Discute-se de tudo: de religião a cibernética, sempre interrelacionando qualquer coisa com mulheres, política e futebol e, parafraseando o grande filósofo contemporâneo Dadá Maravilha, sempre encontra-se a solucionática para a problemática.
Lugar maravilhoso motivo de muitas uniões e, infelizmente, de separações, mas que nem por isso perde o charme e a dignidade.
Outrora espaço apenas de machos, mas que nossas bravas e belas mulheres conquistaram o direito de freqüentar, para alegria de alguns e tristeza de outros tantos. E, por meio dessas contradições, o botequim segue altivo, sereno, soberbo e imortal.
E se além de tudo isso o chopp for de boa qualidade e geladíssimo, os salgadinhos sequinhos e crocantes, o sanduíche de pernil encantar e o garçon for um pouco atrapalhado e tiver um nome ou apelido engraçado, parabéns você encontrou o botequim perfeito. Espalhe, conte para todo mundo e volte sempre.

Nenhum comentário: