quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Jacira... a mão divina

- JACIIIIIRA!!!
- Fala Dr. Marcos...
- Hoje é quarta feira... e quarta feira é dia de feijoada...
- Eu tava pensando nisso mesmo Dr. Marcos...
A Jacira é assim, lê pensamentos... e sentimentos... e desejos gatronômicos...
Não, a Jacira não é cartomante, nem bruxa... ela simplesmente gosta do que faz, faz bem feito e está antenada em tudo o que rola na cozinha e na casa...
Não, a Jacira também não é a dona da casa... é a dona da cozinha... e de tudo que vai ser feito na cozinha.
É uma profissional da cozinha, destas em extinção, é uma cozinheira de mão cheia, e que mão... é a cozinheira que toda dona de casa pede para o Papai do Céu todos os dias quando vai deitar...
E graças a Deus que não é a minha cozinheira, porque se não eu já teria passado dos 150 kg fácil fácil... ela é a cozinheira da minha cunhada...
- Jacira, o que nós vamos comer amanhã? Perguntou minha cunhada...
- Estou pensando em fazer uma lasanha, patroa...
- Dr. Marcos, que tal uma lasanha?
Depois de dois dias comendo churrasco, quer coisa melhor? Pensei eu...
- Perfeito Jacira, é só dizer o que precisa que eu vou lá comprar...
E assim foi com a feijoada também... Cheguei ao meio dia com as carnes e às 15:00 estava tudo pronto na mesa...
Era para 7 pessoas, depois para dez e no final comeram doze... e ainda trouxe pra casa uma marmitinha para o dia seguinte...
- Dr. Marcos, então traz dois paios, duas calabresas, 500 g de carne seca, 300 g de lombo e 500 g de costelinha.
- Pô Jacira, e a orelha, o pé, o rabo e a língua?
- Oh Dr. Marcos, o senhor. é dos meus... por isso que eu gosto de cozinhar pro senhor... é que aqui ninguém gosta destas coisas...
- Ah, não Jacira, não vai no papo do Marcos não que ele enche de porcaria a feijoada... já gritou minha mulher lá do outro lado da casa (acho que esposas possuem radares).
- Pode deixar que eu faço as duas feijoadas separadas... uma pra mim e para o Dr. Marcos e outra pra vocês...
E assim foi feito...

A minha e a da Jaça:

- Quer ajuda Jacira? Perguntou meu tio que veio de bicão e já querendo dar uma cantada na Jacira...
- Não, não... todo mundo pra fora da cozinha...
E assim foi...
- Posso tirar umas fotos da feijoada Jacira?
- Pode, mas vê se capricha aí Dr. Marcos...

Jacira tirando a feijoada light:

Jacira: na mão o dom de Deus... e no rosto o sorriso e a satisfação de quem sabe e gosta do que faz...

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive o previlégio de experimentar a comida da Jacira, e realmente é demais. Além disso, ela têm um humor, uma alegria e uma paciência com a criançada que é de espantar.
Jacira, espero experimentar novamente a sua comida. E Rosana obrigadão pelo convite, foram 2 dias maravolhosos.

Milene

Anônimo disse...

Eu tb tive o privilégio de comer a comida da JACIRA, e não é só a feijoada q é boa, tudo q ela faz, ela faz com tanto amor e carinho q o tempero ninguém conseguirá copiar, não adianta pedir a receita, isso é mão divina e iluminada, tirando a energia puramente maravilhosa q ela tem, juntamente com a casa maravilhosa da Rosana e do Fred, q além de ser super gostosa e eles nos recepcionam com tanto carinho q nos sentimos em casa, e ainda de quebra tem a JACIRA...... e show..... eu e o Cid agradecemos o carinho de todos vcs..
Mariane