domingo, 13 de novembro de 2011

Bar, Boteco ou Botequim?

Dentro da gravação sobre Bares e Botecos que participei, um dos temas levantados foi: Qual a diferença entre Bar e Boteco?
Estas discussões filosóficas são uma das coisas mais ricas e importantes do reino da Botequelândia. Filosofia de boteco é fundamental para sua sobrevivência, e eu adoro isso, principalmente se o chopp estiver gelado... e assim foi...
Dentre tantas teorias levantadas, defendi a minha, claro, mas antes de apresentá-la fui dar uma pesquisada sobre o tema e achei o seguinte:
Segundo o Michaelis, o “Boteco é um pequeno Botequim” “Botequim é uma casa de bebidas” e “Bar é um estabelecimento com um balcão onde se serve bebidas”.
No Blog do Chefe de Cozinha Felippe Sica (http://felippesica.blogspot.com/2011/06/bar-ou-
boteco.html) encontrei  uma  definição mais interessante dada por  Eduardo Maya  (fundador do evento Comida di Buteco) :
“Boteco é um estabelecimento familiar, aonde os proprietários exercem praticamente todas funções operacionais. O pai está no caixa, a mãe está na cozinha preparando petiscos e os filhos atendendo os clientes.
Já o bar, é uma empresa que tem gerente, cozinheiros, garçons e etc. O boteco tem um quê de romantismo, o bar é um negócio.”
Na minha humilde opinião, um derivou do outro.
Parece que o botequim surgiu primeiro, o bar veio aprimorar o ambiente com um nome mais requintado e importado, e o boteco acabou sendo um apelido despretensioso
Tinha a época dos Barzinhos, e agora a moda é a “comida de Boteco”.
Mas simplificando  e concluindo eu diria o seguinte:
Boteco é um bar simples, sem cozinheiro específico (do tipo Cheff), sem garçom, e sem choppeira. Toma-se cerveja, petisca-se o que tem e com a opção de fazer isso em pé, o que é muito importante. Seria aquele lugar onde você pode ir sozinho tomar um negocinho, porque sabe que vai encontrar um amigo ou fazer um amigo novo para dividir o papo. Aquele lugar onde você nunca levaria uma menina no primeiro encontro.
Você levaria a menina para um Bar, ou um Barzinho, entendeu? Pelo menos eu fazia assim, hoje acho que já levam para outro lugar, mas isso é outro tema...
E botequim é aquele lugar onde depois de levar um pontapé da menina o cara vai para encher a lata, sozinho e escondido, sem ninguém para incomodar. Sacou?

Nenhum comentário: