terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Giovannetti - Campinas

Nada como a tradição.
Fui à Campinas fazer um curso de três dias e tinha só uma noite para fazer uma incursão de pesquisa... mas com tantas opções não estava fácil escolher um único bar... Em qual ir?
O melhor Boteco? O eleito pela Vejinha foi o City Bar Lanches, ou seria melhor ir no eleito o melhor Happy Hour, o “Nosso Bar”, ou o melhor salgado, o Cação Chopperia, ou o melhor para petiscar, o “Empório do Nono”, sem contar os outros indicados que pareciam também bastante interessantes: Estação São Bento, Catedral do Chopp, Cervejaria Universitária, Jockey Piano Bar, Empório Dona Bella, Estação Santa Fé
No fim, usei meu instinto animal... um animal acuado é verdade, mas animal... acuado porque andar por Campinas não é nada fácil. A Cidade está tão grande quanto São Paulo com pontilhões, viadutos, subidas, descidas e um monte de contra mão, mas o que mais me embaralhou foram as avenidas todas muito parecidas... então procurei o boteco mais fácil para ir, e para voltar é claro... e lá estava ele, o “Giovannetti” do Largo do Rosário, na Rua General Osório... que charme, que imponência e quanta tradição, que vem desde 1937...
Sozinho é triste beber, né? Eu também acho... mas tudo pelo bem do nosso blog e do meu estômago. Se bem que foi mais fácil do que eu esperava. O primeiro chopp desceu que nem Qui-suco. Como no Heins, antes que aquele restinho de chopp acabasse, o garçom já estava ao meu lado com outro, muito bem tirado, com o colarinho no ponto e a temperatura ideal. Não é à toa que foi eleito como o “Melhor Chopp” da cidade.
Dei uma geral no cardápio, e mais outra e parei nos Croquetes de carne chamados “Rolha”... e não podia ter nome melhor. Por R$ 2,60, pedi logo três, o garçom olhou levantou a pestana anotou e se foi... e aí eu pensei:
Será que eu pedi pouco?
Nossa, na hora que veio o Croquete eu entendi porque o nome era Rolha... um tolete de uns 15cm de comprimento que ai ai ai... mas com a fome que eu estava e o chopp gelado, desceu tranqüilo...
Tomei um fôlego, tomei mais chopp, e parti para a escolha do prato final... Conforme havia previamente pesquisado, outro título do Giovannetti foi o de “Melhor Sanduíche” então vamos lá... e na dúvida entre tantas sugestões pedi para o garçom, que até então estava indo tão bem no serviço, para dar o voto final:
- Doutor, este aqui é o meu predileto, apontando para o “Lingüiça Bragança”...
Na hora que veio outro baita sanduba eu pensei: “Nossa, agora não vai dar...”
Mas não tenho palavras para dizer o prazer que o sabor daquela lingüiça de Bragança com mussarela, tomate e rúcula me proporcionou...
O sanduíche veio servido em uma travessa do tamanho dele, e já todo fatiado em gomos do tamanho exato para devora-los um a um... perfeito.
Não consegui parar de comer, estava bom demais... e olha que não era fome não porque eu já tinha traçado três Rolhas... um espetáculo... e assino embaixo a escolha do Júri de Campinas... parabéns!Bom, não deu para ir a mais nenhum lugar, porque só o Giovannetti tem mais três casas, e pelo site, uma mais linda que a outra (www.giovannetti.com.br) ... então fica para a próxima ou para as dicas dos nossos leitores...

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcão, quando vier a Campinas, experimente o Fritz, no Cambuí. Eles fazem o próprio chope (muito bom!!!), o lugar é bem agradável, as porções são bem servidas e bem feitas e o preço não é nada fora do comum. É a minha preferida além desse Giovanetti e de uns outros bons lugares daqui.
Valeu!