sábado, 13 de dezembro de 2008

Museu do Futebol no Pacaembu, simplesmente IMPERDÍVEL

(Por Mesquitinha, o Carlos Eduardo Mesquita)

Primeiramente, atenção para o horário de funcionamento, de terça a domingo das 9 hs até 17 hs, estacionamento à R$ 4,00 por seis horas na Praça Charles Miller.
Mais um obra do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a TV Globo, assim como o também Fantástico Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, ambos interativos e indescritíveis, agradando homens e mulheres de todas as idades, de todas as crenças e nacionalidade, despertando curiosidade cultural principalmente nas crianças e adolecentes os quais praticam além de games, jogos de exigência física.
José Serra acompanha futebol desde pequenino quando era levado por seu tio ao Palestra Itália, daí a grande afinidade com o nosso Prefeito Papa, corneteiro das cadeiras sociais, vizinho de Aldo Rebelo deputado federal ex presidente da Câmara Federal o homem que elegeu Ademir da Guia na legislação passada à Vereador, Serra ficou famoso quando gritou : Felipão Retranqueiro, e o mesmo até hoje não o perdoou.
Como fã do Futebol e automaticamente de Pelé está investindo no Museu em construção no Valongo, que por sinal na cerimônia da pedra fundamental na presença do Rei, Zito (na minha opinião o segundo melhor jogador que o Santos F.C. já teve), Pepe, Dorval, Mengálvio, recordou em seu discurso gol por gol do memorável jogo contra o Palmeiras 7 x 6 que está no Museu.
Eu me lembro que numa quarta à noite escutei no rádio esse jogo acompanhado de meu irmão Luiz Antonio que na época era palmeirense e hoje em homenagem aos filhos Pedro Henrique e João Marcos é Santista de ir com a camisa do Peixe aos Estádios. Gente com esse propósito, verba gorda, e a tecnologia da Globo só poderia ser esse Museu um show de bola, a começar pela escolha do local, o Estádio mais simpático, central, charmoso, saudoso, o melhor para assistir um jogo de futebol, que eu sempre disse : o melhor ingresso do mundo é uma numerada coberta no Pacaembu. E onde fica? Entrada ao lado do portão principal, ocupando os vestiários antigos e a churrascaria que havia no primeiro andar, onde eu marcava de encontrar antes do jogo com Paulinho do Iraque e Tonhão. No térreo, vizinho tem uma loja de material esportivo e venda de livros de futebol com o nome Roxos e Fanáticos e UM BAR TEMÁTICO COM CHOPP BRAHMA, MESAS E CADEIRAS, CREPES, SANDUICHES INCREMENTADOS, MASSAS, PORÇÕES, COMIDINHAS, SUCOS E SHAKES, E UMA EXELENTE DOCERIA.
O que mais me impressionou no Museu foi assitir vários trechos de Brasil x Uruguai em 1950, ver a arquibancada do Maracanã com o publico desde a chegada em pé, daí a razão de duzentos mil torcedores, primeiro a comemorar pois o Brasil fez o primeiro gol no final do primeiro tempo e jogávamos pelo empate, e depois emudecida e em lágrimas indo embora, incluindo Orlandinho de Freitas, Alcir Alba, João Guerra de Figueiredo e sua esposa e a minha queridíssima tia Zefinha que me deixou neste 2008
Mas, para um fecho de ouro o recomendável e pertíssimo, é o EL TRANVIA, A MELHOR CARNE E CHURRASCARIA Á LA CARTE DE SP, Uruguaia que é melhor do que a Argentina, com grelha que sobe e desce de acordo com intensidade do braseiro, e um piano bar aconchegante na entrada. Esse local, rua Conselheiro Brotero 903, tel 36678108, www.eltranvia.com.br, é um beco de rua onde o proprietário começou com duas casas, vizinho tinha um sapateiro, e depois foi comprando as outras.

Nenhum comentário: